Publicamos recentemente o projeto vencedor da edição 2014 do Concurso de Habitação RIFA, realizado anualmente há 60 anos. A proposta vencedora, de María Inés García e Maximiliano García, será construída e se converterá no principal prêmio do Arquitectura Rifa, uma iniciativa para angariar fundos para a viagem internacional dos alunos da Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República de Uruguay.
Veja, a seguir, o projeto premiado com o segundo lugar, de autoria de Leandro Alegre e Martín Olivera.
Do júri: o projeto cria ambientes externos controlados para os quais a casa se abre plenamente. Seguindo um esquema geométrico muito simples, a proposta lida bem com as resoluções de detalhes para melhorar as qualidades espaciais e fugir de uma imagem esquemática.
O projeto de Leandro Alegre e Martín Olivera propõe espaços amplos e de alta qualidade, tanto nos ambientes sociais como nos quartos, que estão adequadamente localizados e relacionados. O espaço denominado como "estar" conta com a possibilidade de se fechar e operar como um programa outro dentro da casa. A relação entre a cozinha e a sala de estar não foi muito bem desenvolvida, porém, isso pode ser facilmente solucionado.
A principal objeção ao projeto está relacionada à sua implantação, que define um exterior imediato controlado e muito bem resolvido, porém, fora do controle das proporções da edificação. A solução formal é adequada e apresenta um bom equilíbrio entre as paredes maciças e os fechamentos vazados. A solução material proposta é, em geral, bastante adequada.
Concurso
Concurso de Habitação 2014Prêmio
Segundo LugarArquitetos
Leandro Alegre, Martín OliveraLocalização
Montevideo, UruguaiAno
2014Fotografias
Cortesia de Leandro Alegre e Martín Olivera